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Uniforme para lojistas: usar ou não?
Dicas para lojistas

Uniforme para lojistas: usar ou não?

Os empresários que são donos de marcas de moda e de outras micro ou médias empresas quase sempre se deparam com uma dúvida: será que meus funcionários devem usar uniformes? 
 
 
A resposta, segundo especialistas do mercado, é que quase sempre vale a pena deixar a sua equipe de vendas padronizada e com a cara da marca. O uso de uniformes, nem que sejam só camisetas, é uma ótima ferramenta de marketing, já que criará uma sensação de identidade, tornando a marca em questão mais humana e fixada na mente dos consumidores. 
 
 
O uso de uniformes também evitará a situação do gerente ter de chamar a atenção de algum vendedor por ele estar usando uma peça de roupa inadequada –  lembrando sempre que usar roupas muito curtas, decotadas ou informais demais não é algo indicado para o ambiente de trabalho. 
 
 
Mas o que levar em consideração na hora de escolher o uniforme da sua equipe de vendas? Primeiramente, escolha os uniformes de seu time pensando no conforto, pois sua equipe irá passar várias horas, provavelmente de pé, usando estas roupas. Na hora de optar pelas cores, a ideia é pensar em algo mais neutro, não muito forte e chamativo, a não ser que a identidade visual de sua empresa seja assim. 
 
 
Leve sempre em conta também a imagem da empresa. Se a sua marca é mais informal, invista em uniformes que tenham a ver com essa informalidade. É interessante também verificar os modelos adotados por empresas da concorrência, para se ter uma ideia de como o mercado está se comportando nesse quesito. 
 
 
Dica 4Y: combine com seus funcionários de escolherem peças da coleção atual para usarem durante o período de vendas. Assim, além de todos estarem com o mesmo padrão visual, também é uma forma de fazer com que os clientes se interessem pelas peças que os vendedores estão usando. Vale ressaltar que é interessante deixá-los ter liberdade criativa na hora dos acessórios complementares, assim cada um fica com o seu estilo e mostra a versatilidade dos looks. 
 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 

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