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Tenha bons vendedores e não espante seus clientes
Dicas para lojistas

Tenha bons vendedores e não espante seus clientes

O atendimento aos clientes é um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma loja. Se mal atendido, o cliente vira as costas em desagrado e vai embora, por melhor que seja seu produto ou serviço. E ainda mais: ele pode relatar a experiência ruim a pessoas próximas e nas redes sociais, que não vão querer botar os pés na sua loja nunca mais. Para não correr esse risco, siga as dicas abaixo e tenha uma equipe motivada e afiada.

 

Abordagem inteligente

 

A relação do vendedor com o cliente deve ser pautada pelo equilíbrio. O primeiro contato deve ser feito delicadamente, sem incomodar nem intimidar quem entra na loja. No entanto, por mais que não esteja "em cima" do cliente, o profissional deve estar sempre a postos para responder as dúvidas. A dica é estar próximo, mas sem pressionar muito.


Missões e valores alinhados

 

Boa parte das empresas tem sua missão e valores como a essência de seus negócios. Especialistas cravam que é importante que os vendedores saibam exatamente qual é essa essência. E que não destoem dela.


Vitrine viva

 

Outra tática que sempre funciona e atrai vendas é colocar as roupas da loja nas vendedoras ou vendedores. Isso faz com que eles fiquem ainda mais bonitos e sejam uma "vitrine viva" da loja. Outro ponto importante é que vendedores devem ter as respostas a todos os questionamentos. Para isso, devem saber tudo sobre os produtos da loja. Eles são os experts. Além disso, ao dominar o assunto, passam credibilidade ao cliente.


Portas abertas

 

Para manter os funcionários motivados, é importante entender o que aflige sua equipe. É até recomendável que seja realizado um coaching periódico, em que os vendedores mostrem problemas pessoais e profissionais e que os patrões pensem na melhor forma de ajudá-los.

 

 

Texto por Vanessa Kopersz

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