For Why logo

Saiba como fazer girar o estoque de sua empresa
Dicas para lojistas

Saiba como fazer girar o estoque de sua empresa

Quem é lojista sabe a dor de cabeça que um estoque encalhado pode causar. Além da famosa e manjada liquidação, existem outras maneiras de fazer com que sua mercadoria gire, evitando prejuízos no balanço. Confira algumas dicas para que as vendas fluam de maneira mais rápida:

 

- Além de simplesmente baixar os preços, busque criar promoções que induzam o cliente a comprar mais de uma peça. Há como monitorar diariamente o nível de estoques com o auxílio de um software. Quando 30% da quantidade de uma determinada peça fica por mais de 30 dias na loja, alguma promoção é criada para acelerar as vendas.

 

-Desenvolva parcerias com fornecedores que permitam a renegociação do encalhe. Às vezes o varejista aposta em comprar alto estoque de um produto mais diferente que o fluxo habitual, mas a ‘ousadia’ acaba em encalhe. Nessas horas, é bom tentar colocar o fornecedor na jogada para que ele indique algum jeito do produto em questão girar mais rápido, ou mesmo trocar o estoque parado por um outro produto que gire mais facilmente.

 

-Faça parcerias com sites de compras coletivas, bazares eletrônicos ou anuncie na sessão Market Place do Facebook
Grandes lojas de varejo apostam em queimar estoque ao reunir roupas de coleções passadas com descontos de até 70% em sites de compras coletivas. Para não melindrar consumidores mais fiéis, só entram na liquidação virtual peças lançadas mais de duas coleções antes da atual.

 

- Tenha um sistema ERP que permita o cruzamento de informações do estoque com o perfil e comportamento dos clientes para a elaboração de ofertas direcionadas.  Com isso, a empresa passa a realizar ofertas específicas de produtos para potenciais consumidores, a partir de seu histórico de relacionamento com a loja.

 

Boas vendas!

 

Texto por Vanessa Kopersz 

 

 

Talvez você também goste