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Dicas de alimentação para amenizar a TPM
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Dicas de alimentação para amenizar a TPM

Todo mês, para a maior parte das mulheres o período menstrual traz uma série de incômodos físico que vêm no pacote da TPM: inchaço, acne, ansiedade e dor nos seis estão entre as principais reclamações. 
Para nem sempre termos de apelar para o uso de remédios, a solução destes problemas pode estar na alimentação antes, durante e depois da menstruação. Anote algumas dicas para sobreviver melhor a esse pacote um tanto quanto desagradável. 
 
Retenção de líquidos 

 

 
 
 

Abdômem inchado, pernas inchadas, sensação completa de mal estar. A retenção de líquidos é um dos sintomas mais odiados pelas muheres, que podem pesar até 2kg a mais durante a TPM. Alimentos diuréticos, como limão e abacaxi, somados à ingestão de pepinos, espinafres e hortelã (que tal um suco verde?) serão seus grandes aliados. Beber pelo menos dois liros de água ao dia e diminuir bruscamente o sal na alimentação também são dicas indispensáveis para este período. 

 

Pela acneica

 

 

 

 

Vegetais de folhas escuras são ótimas fontes de vitamina A, indispensável para a saúde e hidratação da pele. Frutas como pêssego, mamão e laranja ajudam a diminuir a acne que surge pela oleosidade da pele graças à presença de pigmento amarelo. 
Para dar um boost na prevenção de espinhas, acrescente canela em pelo menos duas refeições do dia - por agir como um anti-inflamatório  natural, ela estabiliza o açúcar do sangue, que em níveis altos pode levar a problemas dermatológicos. As ostras também têm influência positiva na saúde da pele graças a seu alto índice de zinco. 

 

Cólicas

 

 

 

 

Para quem quer fugir do uso de remédios, vale investir em chás e sopas quentes que, apesar de não possuírem efeito comprovado, ajudam a aquecer o corpo - ótimo truque a ser combinado à bolsa de água quente no abdômen. O cálcio possui efeito comprovado contras as dores da cólica, então considere incluí-lo através de suplementos em sua dieta. 

 

Ansiedade 

 

 

 

 

Nozes, espinadre e ovos são ricos em ferro, e conseguem manter os hormônios em equilíbro. As nozes também são ricas em ácidos graxos, que ajudam a diminuir a irritabilidade e controlar os níveis de açúcar no sangue. 

 

Dor nos seios 

 

 

 

 

Aqui, o segredo está no ômega 3: além de reduzir a inflamação dos seios, ajudam a controlar a ansiedade. Salmão e nozes são suas maiores fontes. Outra dica é acrescentar um pouco de abacate em uma fatia de pão integral, pois a vitamina E, presente na fruta, reduz as prostaglandinas que diminuem o inchaço - efeito semelhante ao da abóbora, que melhora o bem estar por ser rica em zinco, magnésio e ômega 6. 

 

 

Texto por Vanessa Kopersz 

Fotos por Pixabay

 

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