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Como usar o merchandising a seu favor
Dicas para lojistas

Como usar o merchandising a seu favor

As ações no ponto de venda (PDV) e o visual merchandising são os principais aspectos de qualquer plano de marketing bem sucedido de um pequeno ou médio estabelecimento. Quer saber como estimular o merchandising de sua loja e manter tudo lindo e atraente para seus clientes? Leia as dicas abaixo: 
 
 
1- Aposte em ações sensoriais
 
 
Desperte sentidos do consumidor proporcionando uma experiência de compra emocionante, de acordo com o tipo de produto ofertado.
O sentido da visão pode ser estimulado com cores e imagens, usando tanto elementos estáticos quanto em movimento. O tato pode ser explorado ao deixar os produtos ao alcance da pessoa, para que ela possa pegá-los e testá-los. Invista também no olfato para que seu PDV tenha uma fragrância agradável e adequada com o posicionamento da marca. Para aguçar a audição e reforçar sua mensagem, uma música ambiente que remeta ao propósito do seu produto é a ideal.
 
 
2- Utilize o cross-merchandising
 
 
A técnica serve para lembrar o consumidor de um produto ou gerar interesse quando ele estiver comprando outro item.  A ideia é aumentar as vendas de produtos que normalmente não estão nas listas de compras dos clientes.
 
 
3- Brinque com os temas
 
 
Desenvolva temas que tenham a ver com seu produto, público alvo ou relacionados à datas comemorativas. Exemplos: florais na entrada da primavera, viagem de férias no final do ano... Não existem regras quando se trata de temas para decoração, mas, para defini-lo, é uma boa ideia considerar a estação do ano (verão, outono, inverno e primavera) e o perfil do público-alvo (infantil, adolescente, jovem, adulto e idoso).
 
 
4- Utilize a regra de três
 
 
Na organização de nichos de exposição no PDV, opte pela regra de três, ou seja, ao criar uma exibição, o promotor deve tentar trabalhar com conjuntos de três peças. Por exemplo, se os itens serão trabalhados por altura, é interessante organizá-los em ordem: pequeno, médio e grande.
Isso também faz alusão ao “princípio da pirâmide”, no qual se aloca um item no topo, e os outros em níveis inferiores, conduzindo o olhar para o ponto focal e, em seguida, para o restante dos produtos.
 
 
5- Pense no PDV como mídia
 
 
Um projeto inovador e corajoso vai atrair os olhos dos consumidores. Utilizar fontes atraentes que combinem com o tema do seu produto e brincar com contrastes de cores fará com que o display se destaque do resto das gôndolas no PDV.  Colocar displays com expressões, como “compre agora” ou “puxe aqui”, também motiva as vendas imediatas.
 
 
6- Incorpore a tecnologia à estratégia de merchandising
 
 
Se os últimos anos nos ensinaram alguma coisa é que o impacto da mídia digital no varejo é grande.  Existem diversas tecnologias que podem ser incorporadas ao PDV. Um dos exemplos mais acessíveis são tablets ou telas sensíveis ao toque, que permitem que  seu público pesquise, navegue e compartilhe. 
 
 
7- Não esqueça das vitrines
 
 
Por último, a vitrine é a primeira impressão que o cliente tem de uma loja física. Ela é um ótimo lugar para mostrar aos consumidores o que há de novo e quais produtos são mais vendidos. É importante pensar nisso como um momento de conquista para atrair e conduzir à compra. Uma sugestão é usar elementos repetidos para criar uma exibição poderosa e exibir uma variação de produtos Assegure-se de que haja espaço adequado em torno dos produtos para não deixar a vitrine muito pesada.
 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 
 

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