For Why logo

Como ter um comércio de sucesso e antecipar tendências
Dicas para lojistas

Como ter um comércio de sucesso e antecipar tendências

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas do comércio varejista precisam estar atentas e antecipar as tendências que vão encantar o consumidor em um futuro bem próximo. Por isso, criação e inovação são estratégias chave para quem tem um comércio e quer se sobressair no mar de concorrentes.
 
Um dos maiores temas e mais abordados pelos especialistas para quem quer sair na frente no varejo é a transformação digital. Por exemplo, a marca Amaro, criou lojas conceito que misturam experiência física (suas coleções expostas) com digital: na loja a compra é feita pelo site através de tablets e a mercadoria pode ser entregue em casa. 
 
Outras empresas americanas, famosas pelo varejo 3.0 já descobriram possibilidades infinitas de realizar negócios por meio da tecnologia e da inovação. Pouco conhecida ainda no Brasil, a QR (Quick Results ou em português Resposta Rápida) já está sendo usada amplamente pelas empresas americanas. É uma espécie de código de barras que pode ser feito para qualquer tipo de produto, como cartões de visita ou peças do vestuário ou alimentação. Esses códigos são lidos pelo celular e imediatamente conectam a informações complementares sobre aquele produto, desde o site da empresa até receitas, jogos, entre outros. Ou seja, é uma espécie de cartão de identidade do produto.
 
Outra ferramenta que em breve o mundo todo estará usando e que pode ajudar muito os varejistas é a realidade aumentada. Imagine estar em uma determinada rua de São Paulo, olhar para um prédio e receber informações sobre o tipo de apartamento que existe disponível para venda ali? Na realidade aumentada, o consumidor pode realizar filtros e ter uma experiência única de geolocalização.
 
Mais do que o aspecto da transformação digital em si, os varejistas podem usar a estratégias de algoritmos e análise de dados para rastrear o perfil de cada cliente e adiantar a eles, via sms ou e-mail marketing, por exemplo, ofertas de produtos que se enquadrem a seu perfil antes que os concorrentes o façam. 
 
Dica 4Y: No mercado atual há empresas de marketing digital que trabalham com pesquisas que traçam qual o perfil dos seus clientes a partir do engajamento e interações nas redes sociais e realizam pesquisas e filtros de futuras tendências. Nossa dica é buscar por alguma desse segmento, realizar a pesquisa e a partir dela planejar ações para vendas e novas coleções. 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 

Talvez você também goste