For Why logo

Como poupar em tempos de crise
Updates

Como poupar em tempos de crise

Mesmo quem não tem um alto salário pode juntar dinheiro, formar uma reserva para imprevistos e ter uma vida financeira saudável. Como? Basta ter autocontrole, mudar um pouco os hábitos de consumo e saber se planejar. Veja aqui algumas dicas que vão ajudá-la nessa tarefa:

 

Saiba exatamente o quanto ganha e o quanto gasta

 

Para isso, aposte em uma planilha online - existem apps como o Guia Bolso - para anotar suas dívidas e acompanhá-las em tempo real. Quando você consegue apontar com clareza para onde está indo seu dinheiro, fica mais fácil se controlar e começar a poupar. Se sentir que está gastando seu salário no pagamento de juros caros, como o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito, uma opção é procurar um empréstimo pessoal que te cobre menos juros.

 

Mude seus hábitos de consumo

 

Se suas dívidas e gastos são majoritariamente relacionadas a lazer, idas ao cinema e jantares, esses gastos supérfluos devem ser restringidos. Uma estratégia interessante é comprar sempre nas mesmas lojas e comer nos mesmos restaurantes para poder aproveitar os cupons de desconto e os programas de fidelidade. Faça as contas e a economia no final de 30 dias pode ser bem relevante.

 

Separe o dinheiro a ser poupado logo que receber o salário

 

Uma das formas mais eficazes de se juntar dinheiro mesmo ganhando pouco é separando uma quantia a ser guardada logo que o salário entrar. Ao cultivar o hábito de guardar o dinheiro logo no início do mês, fica até mais fácil gastar menos, afinal, você vai ver no extrato da sua conta bancária que tem menos dinheiro ali que o de costume. Só não vale voltar atrás, hein? Dinheiro guardado é sagrado!

 

Texto por Vanessa Kopersz

 

 

 

Talvez você também goste