For Why logo

Como o varejo tem criado novas experiências para virar digital
Dicas para lojistas

Como o varejo tem criado novas experiências para virar digital

Já reparou como no mundo de hoje o processo de compra é totalmente diferente? Agora, o consumidor pode pesquisar na internet e comprar na loja física, comprar na web e retirar na loja física, comprar pelo celular, computador ou aplicativos e etc. 
 
Todas essas  possibilidades estão dando origem a novos formatos no varejo. Mas mesmo com o crescimento dos e-commerces, as lojas físicas continuam sendo o foco principal do consumidor, porém não do jeito que conhecíamos antes, tanto em termos de design, como layout ou função. 
 
O principal objetivo da existência da loja física deve ser promover uma experiência de branding marcante. Por exemplo, hoje o processo de compra é multicanais, ou seja não existem mais fronteiras entre o on e o offline. Por isso, o lojista deve investir em processos que integrem o processo físico com o digital. Vide o exemplo da gigante sueca Ikea, que criou uma ferramenta para que o cliente faça uma lista de compras online e depois receba um mapa da loja com os itens que ele procura. Outras lojas também gigantes e arrojadas estão usando ferramentas como realidade virtual ou aumentada para criar uma experiência mais imersiva ao cliente, para que ele possa ‘sentir’ o produto antes de comprá-lo. 
 
Quer tornar seu comércio mais futurista? Então contrate uma consultoria especializada e peça para que eles tracem um caminho ‘digital’ para sua loja. Esse é o futuro.
 
Dica For Why: Investir tempo e dinheiro para pensar em novas experiências para seus clientes, principalmente naquelas que unam o digital com o presencial, traz diferencial para sua marca e ajuda no crescimento da venda. Busque por profissionais que possam te ajudar nesse processo. 
 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 
 

Talvez você também goste