For Why logo

Como fazer um pequeno negócio ser responsável socialmente
Dicas para lojistas

Como fazer um pequeno negócio ser responsável socialmente

Ao contrário do que se pensa, as ações sociais não estão restritas às grandes empresas e suas causas que saem na grande mídia. As micro e pequenas empresas também podem fazer o denominado Investimento Social Privado (ISP), melhorando as condições da região em que atuam ao mesmo tempo em que criam um ambiente de negócios positivo. 
 
O ISP não necessariamente significa investimento monetário, pois também dá para oferecer outras formas de ação, como programas de voluntariado nas pequenas e médias empresas. Envolver os funcionários em atividades voluntárias é um bom começo, pois ajuda a capacitá-los, ao mesmo tempo em que lhes dá um outro olhar sobre a comunidade. 
 
Outra possibilidade para tornar seu negócio responsável socialmente é desenvolver iniciativas conjuntas com outros pequenos negócios na região de entorno, pois é claro que o potencial de doação das micro e pequenas empresas é muito reduzido, ao contrário do que acontece nas grandes corporações. 
 
Ao trabalhar pela melhora da comunidade na qual está inserido, o micro empresário pode, indiretamente, criar um clima bom para os negócios, diminuindo alguns riscos, como os de saúde ou de sofrer violência, ao mesmo tempo em que estimula a autoestima de seus funcionários.
 
Dica For Why: Em grandes cidades há empresas que prestam consultoria e dão suportes para empreendedores que desejam engajar suas marcas em alguma causa. A Design Possível, uma rede de inovação social que trabalha com economia solidária há mais de 10 anos na cidade de São Paulo, é uma dessas empresas que atende interessados em participar de ações sociais.  
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 
 

Talvez você também goste