For Why logo

Como fazer seu cliente investir em itens adicionais
Dicas para lojistas

Como fazer seu cliente investir em itens adicionais

Todo comerciante torce para que o cliente entre em sua loja e chegue ao caixa comprando algo. Melhor ainda, se durante a compra do produto principal, ele adicionar outros itens em sua compra, como acessórios. 
 
No jargão do varejo, essa prática é chamada de venda cruzada, ou cross selling , quando lojistas oferecem itens complementares àqueles que já foram ou estão sendo adquiridos. A ideia é enriquecer a experiência de compra dos consumidores, propondo a eles itens que tornarão a compra inicial mais completa.
 
Essa é uma estratégia de vendas que serve para qualquer tipo de comércio. Além das famosas sugestões dos vendedores para que os clientes levem algo a mais, outras práticas de cross selling são muito comuns: basta  passar em qualquer loja de uma rede varejista e aguardar na fila para ter contato com uma infinidade de “produtos complementares” das mais diversas naturezas. Todos eles são posicionados de forma estratégica, para se agregarem aos produtos escolhidos inicialmente.
 
Nas lojas virtuais, o cross selling funciona mais ou menos como nas lojas físicas, mas contam com a ajuda dos algoritmos, principalmente nos e-commerces de roupas – quando o cliente faz o checkout para finalizar a compra de uma calça, por exemplo, chegam sugestões de produtos complementares que cairiam muito bem com a peça escolhida, como um cinto ou uma camisa. Mas se seu caso é somente incrementar as vendas de sua loja física, tente as dicas abaixo:
 
1 – Posicione as novidades perto do caixa, lembrando-se que a maioria dos clientes faz compras por impulso. Por isso, sinalize esses produtos com placas bem chamativas;
 
2- Além de colocar as novidades perto do local de pagamento, crie um senso de oportunidade e urgência, alertando ao cliente que aquela é a hora certa para comprar esses itens adicionais;
 
3- Treine os atendentes de sua loja para mostrar todas essas novidades aos clientes. O poder de um bom argumento colocado de forma sutil pode ajudar.
 
Dica For Why: para despertar o interesse do consumidor, invista em itens complementares que sejam tendências no momento. Para isso, faça uma busca em sites de inspirações, como o Pinterest, para ficar por dentro das tendências de sapatos e acessórios e garanta para sua loja itens parecidos. 
 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 

Talvez você também goste