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Como fazer o seu estoque de inverno em sua loja
Dicas para lojistas

Como fazer o seu estoque de inverno em sua loja

O inverno é uma estação na qual as pessoas gostam de dar um up em seus guarda-roupas, mesmo sabedo que irão gastar muito mais do que com looks de verão - afinal, as peças de inverno são mais bem acabadas e costumam durar mais, já que são menos lavadas. E para isso, você precisa se planejar de forma que sua loja esteja em dia com o estoque para o friozinho, sem rupturas, mas também sem peças encalhadas ao final da coleção.

 

Por isso, separamos algumas dicas para você não errar nesse momento tão importante: a compra da coleção de inverno do seu comércio. 

 

1. PLANEJE-SE 

 

Pesquise, analise, revise. Essa é a dinâmica a ser feita antes de começar a pensar sobre o seu estoque de inverno. Pesquise sobre como anda a economia, quais são as tendências de consumo, mergulhe nas tendências de moda e investigue se as empresas da sua região estão contratando (isso significa que os clientes terão dinheiro para comprar). 

 

2. SEJA UM "METEOROLOGISTA"

 

Tente buscar dados de meteorologia para verificar se será um inverno rigoroso, chuvoso ou não. As peças de inverno vendem menos e são mais caras, então de haver uma boa análise de quais serão as melhores peças para a sua loja. As projeções de vendas também são extremamente importantes ao planejar o seu estoque. Se o inverno é mais rigoroso, você já pode analisar que precisará de mais casacos, blusas de manga comprida, calças, etc. Já se na sua região geralmente não faz muito frio, a projeção será de que você venderá mais peças leves como vestidos de manga longa e tecidos menos brutos, blusas de meia-estação e etc. Também leve em consideração que as peças de inverno ocupam mais espaço. Por isso, verifique qual a capacidade do seu estoque.

 

3. CLASSIFIQUE SEUS PRODUTOS E DEFINA A QUANTIDADE

 

Faça uma classificação do que será comprado, levando em cnsideração vários critérios como :

  • Tamanhos
  • Gêneros
  • Tipos (camisas, calças, casacos, blazers, etc)
  • Tecidos
  • Tendências 
  • Cores 
  • Proporção (peças básicas x peças elaboradas)

 

 

Quanto mais critérios e variáveis, mais fácil será escolher as roupas para o seu estoque. Depois de definidos os critérios, é hora de definir a quantidade de peças de acordo com a rotatividade e o movimento da sua loja. É muito importante rever este passo inúmeras vezes para não acabar com peças estocadas e sem giro na sua loja. E caso haja muito encalhe, invista em uma iquidação providencial um pouco antes da chegada da primavera.

 

Texto por Vanessa Ming

Fotos por Unsplash

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