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Como fazer com que suas vitrines fiquem mais criativas e chamativas
Dicas para lojistas

Como fazer com que suas vitrines fiquem mais criativas e chamativas

Com  o aumento constante de concorrentes no varejo, fica cada vez mais difícil montar uma vitrine que chame a atenção do consumidor e que o prenda a ponto de fazer entrar em sua loja. Quer dicas de como isso pode acontecer? Então anote as ideias de especialistas do Sebrae para chamar mais clientes. 
 
Trabalhe dentro do espaço disponível
 
Um erro comum é amontoar muitas coisas na vitrine dificultando o foco nos produtos. Não tente mostrar tudo o que você vende, apenas as categorias ou estilos de produto. Organize os objetos em grupos mostrando apenas as peças chave que podem chamar atenção de seus clientes. 
 
Venda o que você estoca
 
Outro erro comum é exibir o que não está disponível na loja. Essa prática deixa alguns compradores decepcionados, com razão. Por que fazer inimigos? 
 
Evite Vendas ou liquidações “permanentes”
 
Promova vendas e outros eventos especiais com grandes sinalizações. Mas remova-as quando os eventos terminarem. Do contrário, você arruinará sua credibilidade. As pessoas que passam constantemente pelo local irão reparar nisso.
 
Construa um tema
 
Baseie o tema  da vitrine com inspiração em uma temporada, estação, esporte, evento... Um tema unifica tudo. Elimina o seu trabalho de selecionar itens e placas de decoração.
 
Se possível, conte uma história
 
Lembre que o consumidor não está à procura apenas de um produto, mas de um sonho - e uma boa vitrine deve contar uma boa história, em que o protagonista é o cliente. 
 
Iluminação
 
Use uma luz eficiente para que as pessoas possam ver o que você está vendendo. Adicione uma iluminação especial para tornar mais evidente os cantos esquecidos e escuros. Se estiver preocupado com gastos de energia , considere a possibilidade de trocar as lâmpadas das vitrines pelo tipo LED, que são mais econômicas e com alta capacidade de dar destaque aos detalhes do produto, como as cores e os tecidos especiais. 
 
 
 
 
Use truque de luz e movimento
 
Tudo o que pisca e se move chama a atenção. Atraia os olhos com pisca-pisca, luz piscante ou giratória. Inclua decorações animadas e motorizadas. Teste um vídeo mostrando suas mercadorias. Monte, por exemplo, um trem de brinquedos para mostrar tudo se movimentando lentamente. O importante é dar vida e movimento à sua vitrine.
 
Permute adereços de decoração
 
Adereços de decoração em vitrines podem custar caro. Para eliminar custos, permute itens de decoração com outros comerciantes. Você pode ainda alugar adereços em algumas lojas. Consulte fornecedores desses materiais.
 
Todos os dias modifique algo pequeno
 
Isso chamará a atenção de pedestres regulares, dando a ideia de renovação, de mudança, novidade.
 
Priorize espaços
 
Lembre-se que o espaço entre uma mercadoria e outra deve ser de no mínimo 10 centímetros
 
Atenção aos preços
 
Organize todos os preços, mantendo-os do mesmo lado em todas as mercadorias para neutralizar sua interferência. É preciso muita atenção ao selecionar quais produtos se colocará na vitrine, considerando o momento de desaquecimento da economia. Muita gente estará procurando por preços mais acessíveis.
 
Menos é mais
 
Cuidado para não exagerar ou poluir a vitrine com muitas informações. É importante comunicar descontos ou promoções, mas sem exagerar na comunicação de liquidações.
 
 
 
 
O centro de tudo 
 
Lembre-se que a área central é seu ponto mais nobre. Essa área deve ser reservada para a mercadoria que você vende mais. Fica a cerca de 1.60m do chão, no meio da vitrine. Essa mercadoria deve estar em primeiro plano.
 
Pense sempre no target
 
Avalie o que desejam seus clientes. Se as peças forem femininas, pode ser interessante algo mais romântico ou ousado dependendo do perfil de mulher que sua loja atende. Se forem masculinas, o tom pode ser mais sóbrio. Nas infantis, geralmente o foco serão as cores e a ação, ou mesmo personagens.
 
Dica 4Y: Anotou as dicas acima mas ainda se sente inseguro para colocar tudo em prática sozinho? Nossa dica final é justamente para você! Há no mercado empresas e pessoas que trabalham com design de vitrines, procure por eles e trabalhem juntos para criar algo atrativo e que combine com a persona da sua loja. 
 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 
 

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