For Why logo

Como fazer com que seu vendedor se antecipe às necessidades dos clientes
Dicas para lojistas

Como fazer com que seu vendedor se antecipe às necessidades dos clientes

Cada vez mais, por conta da pesquisa na internet, surgem mais e mais clientes que sabem mais sobre os produtos do que os próprios vendedores. Além disso, o autosserviço também tem ganhado a atenção do consumidor e, consequentemente, deixado ele cada vez mais autônomo em suas decisões. Muitas vezes, então, os vendedores ficam perdidos, sem saber como contornar a falta de informação e todo o poder do cliente. Mas ainda é possível se diferenciar em um mercado saturado pelas mesmas ideias e compradores mais esclarecidos. Veja abaixo três passos que podem mudar o rumo de uma venda e fazer com que o profissional de sua loja se antecipe às necessidades dos clientes:
 
1- Repertório adequado - O vendedor profissional precisa, de fato, se preparar mais. E estar disposto a ouvir mais para ter uma história relacionada ao mundo dele.
 
2- Credibilidade – É necessário ouvir a necessidade do cliente no momento da abordagem. Em vez de falar do produto que quer vender logo no início e correr o risco do cliente saber mais do que o vendedor, é preciso que o profissional de vendas saiba qual o problema que o consumidor enfrenta e como acha que o seu produto pode ajudá-lo. 
 
3- Diferenciação – Depois da “consulta investigativa” sobre o que o cliente realmente precisa, é possível oferecer algo a mais. Dessa forma, seu vendedor consegue se destacar em relação ao concorrente e evita demonstrar falta de conhecimento. É necessário oferecer uma solução e ainda se diferenciar para garantir a preferência!
Dicas 4Y: Uma dica para inteirar seus vendedores sobre as novidades e tendências é apostar em reuniões esporádicas para apresentar para eles quais são, quem está usando, como usar, etc. Desse modo, eles criarão repertório para atender com excelência. Ah! vale também indicar influencers e blogueiros antenados para eles seguirem e ficarem por dentro de tudo o que está rolando no mundo fashion. 
 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 

Talvez você também goste