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Como fazer a promoção certa para o Natal
Dicas para lojistas

Como fazer a promoção certa para o Natal

Em épocas como o Natal, quem passeia por shopping centers e ruas comerciais logo percebe que as promoções tomam conta destes estabelecimentos. Mas nem sempre a estratégia de reduzir aleatoriamente o preço dos produtos ou oferecer brindes sempre traz bons resultados. Antes de fazer qualquer tipo de promoção, é preciso saber a que propósito ela servirá e qual impacto financeiro pode trazer para a empresa, alertam especialistas da Associação de Marketing Promocional (Ampro).
As ofertas em questão devem ter um objetivo claro, um desconto que não comprometa a rentabilidade da empresa, um prazo definido para terminar e uma comunicação que atinja diretamente o público-alvo da marca.
 
Especialistas e empreendedores são claros em elencar aspectos que serão necessários para fazer uma promoção com inteligência e obter bons resultados com o menor investimento possível. Veja quais são.
 
-Tenha um objetivo: o propósito da promoção pode ser aumentar as vendas, divulgar novos produtos, conquistar novos clientes ou fidelizar os antigos. Já nos períodos em que os consumidores estão naturalmente mais dispostos a comprar, como no Natal, os descontos podem ser um estímulo adicional para que eles levem mais produtos para casa, aumentando o valor do tíquete médio.
 
- De quanto deve ser o desconto? O primeiro passo é avaliar as finanças da empresa. A promoção de Natal pode ser encarada apenas como uma ação de marketing ou ela deve dar lucro? É simplesmente um investimento ou precisa gerar receita? Quem cria uma oferta com o objetivo de vender mais ou atrair novos clientes, normalmente está preocupado em trazer mais dinheiro para o caixa. Já as empresas que buscam fidelizar clientes ou apresentar novos produtos podem gastar os recursos sem contar com retorno imediato. Há ainda situações em que os empreendedores simplesmente optam por vender o produto pelo preço de custo. Isso costuma ocorrer quando a promoção não visa ao lucro, mas a empresa precisa de capital de giro naquele momento — seja para pagar despesas ou renovar o estoque, ou ainda pagar funcionários extras, como no Natal. Para que a promoção dê lucro, basta que o desconto seja menor que a margem de lucro do produto.
 
 
Dica For Why:  Após definir as regras da promoção, lembre-se também de pensar em como vai comunicar a promoção! A divulgação, com uma certa antecedência, nos canais que atinjam seu público, será essencial para o sucesso da ação. Não deixe de incluir os canais digitais como Instagram, e-mail e Whats App.
 
 
Texto por Vanessa Kopersz
 

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