For Why logo

Como definir cores para a ambientação da vitrine
Dicas para lojistas

Como definir cores para a ambientação da vitrine

A primeira coisa na qual reparamos quando olhamos uma loja, é a vitrine. E as cores que vemos ao passar pelas vitrines, podem muito, influenciar nossa experiência de compra. Então como fazer com que sua loja seja atraente? 
 
Uma das maneiras mais fáceis de criar uma boa paleta de cores e uma vitrine de sucesso é buscando referências em ambientes já prontos que lhe agradem. Você pode buscar por fotos – no Pinterest, por exemplo - que lhe proporcionem a sensação que você deseja transmitir em sua vitrine, juntá-las e procurar pelos padrões nas cores. 
 
Outra dica é estar bastante antenado nas tendências de decoração. Quanto mais inteirado você estiver quando o assunto é decoração, mais fácil será montar uma paleta de cores que se encaixe bem com a vitrine da sua loja e cause o efeito esperado. É recomendado visitar algumas lojas de decoração, exposições e outros eventos que tenham como foco o design de interiores, ler revistas, visitar exposições de arte e procurar postagens na internet que falem sobre o assunto. 
 
 
Pinterest
 
 
As cores são capazes de influenciar o humor e provocar sensações nas pessoas. Por isso, uma boa estratégia para escolher bem a decoração da sua vitrine é planejar-se de acordo com a atmosfera que você 
deseja criar. É muito interessante “brincar” com as cores em épocas sazonais, como no Dia dos Namorados, no Natal e no Dia dos Pais, por exemplo. Cores mais claras e frias ajudam a criar uma atmosfera mais tranquila e de bem-estar, fazendo com que o cliente se sinta bem e calmo. Já as cores mais vibrantes e quentes têm o poder de chamar a atenção e criar uma atmosfera mais alegre e convidativa.
 
A iluminação da vitrine também é relevante. Vale adicionar luz para tornar mais evidentes cantos escuros. Não descuide dos focos de luz, mantendo os mais fortes nas mercadorias que devem ser o centro das atenções do consumidor.
 
Dica For Why: Há profissionais especializados em montar vitrines, geralmente design de interiores e consultores de Visual Merchandising. Eles são boas opções para conseguir deixar a vitrine de sua loja com o mood da estação e coleção. 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz

 

Talvez você também goste