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Como dar um boost nas vendas do Natal 2018
Dicas para lojistas

Como dar um boost nas vendas do Natal 2018

Apesar da imensa crise econômica sem precedentes que assola o Brasil, o Natal continua a ser uma época propícia ao consumo, principalmente pela injeção de capital promovida pelo pagamento do 13º salário. Só com compras de presentes, o Natal deve injetar R$ 50 bilhões na economia, segundo uma pesquisa da SPC em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Para as lojas, é hora de se preparar e aqui vão algumas dicas para que seu comércio arrase nas vendas de final de ano:
 
1. Reveja os custos
 
O momento de crise exige que os empreendedores pensem em eficiência. O primeiro passo para que as vendas do Natal sejam vantajosas é rever os custos e a negociação com os fornecedores. Aproveite esse momento para pensar em produtividade e repensar a forma como as coisas são feitas. Quando a crise bate, o empreendedor sempre acaba descobrindo que tem gordura para cortar.
 
2. Entre no clima
 
A decoração ainda é muito importante para conquistar os consumidores. Pense em uma decoração fora do usual do Natal para impressionar os clientes e  busque estratégias  para manter aanimação da equipe. Nas lojas virtuais, a regra também se aplica. Mas tome cuidado para o seu site não ficar poluído. Tem que ser organizado, com as informações corretas para facilitar a decisão do consumidor”.
 
3. Treine a sua equipe
 
Mesmo que sua loja não contrate funcionários temporários, é importante treinar a equipe antes das vendas. Explique a situação crítica da economia do país e que tipo de consumidor os vendedores podem esperar. 
 
4. Foque na conversão
 
O foco na conversão pode ser a chave para vender mais. O lojista precisa ter certeza que vai converter todas as pessoas que entrarem. Isso se faz não só com produto e preço, mas com atendimento. Uma dica é criar um ambiente aconchegante e que o cliente se sinta especial com comidinhas e bebidas.
 
5. Pense nos  3 Ps: Produto, Preço e Prazo
 
Ter um sortimento de estoque bem planejado é indispensável. Não compre itens que demoram para sair ou que possam ficar velhos depois do Natal. Pense no Natal do ano passado para compor o estoque. Uma sugestão é organizar a loja em faixas de preço ou tipos de presentes. Fazer sugestões de compras separando por valor é uma boa estratégia para converter os clientes que buscam presentes de amigo secreto. Com dinheiro mais curto, vale ter um sortimento com preços mais acessíveis e condições de financiamento.
 
DICA FORWHY: Monte looks e kits de presentes para diferentes tipos de personalidades e treine sua equipe para saber destacar esses aspectos: looks específicos para a noite do Natal  em família, look para happy hour com os amigos, kits de presentes para mães ou para filhas. Estruture também suas promoções. Nossa dica é apostar em descontos progressivos: quanto maior for o valor da compra, maior é o desconto.
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 
 

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