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Como contratar um super gerente para a sua loja
Dicas para lojistas

Como contratar um super gerente para a sua loja

Sempre que estamos em uma loja e nos deparamos com algum tipo de crise ou problema, a figura do gerente entra em cena para que questões sejam importantes sejam resolvidas. Os profissionais do ramo devem ser muito mais do que vendedores, devem manjar de questões técnicas e emocionais. Assim, a função é estratégica e todo o desempenho da empresa pode ser prejudicado caso escolhas incorretas sejam realizadas. Então como contratar de jeito certo? Leia as dicas abaixo e esteja mais seguro na hora de escolher quem vai cuidar bem de perto de sua loja.

Os gerentes devem ter as seguintes habilidades para que sejam capazes de cuidar de sua loja:

 

Planejamento

 

  • O profissional tem de fazer uma análise de cada aspecto concernente; 

 

  • Deve delegar cada função do trabalho, isto é, definir os papéis dos empregados;

 

  • Tem de definir prazos para conclusão das tarefas;

 

  • Deve definir quais são os objetivos e as métricas utilizadas. Assim, você deve deixar claro onde a empresa deseja chegar.

 

Organização

 

  • O gerente deve colocar cada pessoa em seu devido lugar para que possa desempenhar melhor as suas habilidades. Tem também de distribuir cada tarefa do setor;

 

  • Deve delegar autoridade sempre que necessário;

 

  • E ficar encarregado de definir quais são as normas e as regras para as tarefas.

 

Direção

 

  • O gerente deve criar um ambiente de trabalho que seja harmonioso e profissional, animar e entusiasmar todos os profissionais da equipe;

 

  • Apoiar e orientar a equipe para que todos os funcionários possam melhorar a eficiência da empresa.

 

Controle

 

  • O gerente deve acompanhar o desempenho da equipe e avaliar os resultados diariamente;

 

  • E também corrigir rapidamente os erros apresentados, sejam individuais ou coletivos;

 

  • Ser focado no controle dos resultados e nos procedimentos.

 

Resumindo: para organizar o trabalho de uma equipe inteira, é necessário que o próprio gerente seja organizado. Assim, precisa planejar e controlar todas as atividades para que sejam cumpridas no tempo adequado. Melhor ainda se o profissional não se posicionar como um chefe, mas como um líder. Dessa maneira, deve saber o momento certo de agir e intervir nas decisões. Além do que, antes de decidir alguma coisa, é importante que o gerente consiga ouvir os liderados, sabendo de tudo o que precisam e de quais informações que podem ser úteis para o bom andamento dos trabalhos. O profissional também deve ser capaz de passar informações com clareza e paciência. O objetivo é que todos os funcionários entendam bem tanto as questões técnicas quanto metodológicas dos processos. E como na maioria das equipes, desentendimentos acontecem. Assim, o gerente deverá se preparar para resolver conflitos que envolvam outros funcionários, desmotivação quanto ao trabalho e aos resultados, além de problemas pessoais. Por isso, independentemente do que aconteça, ele deverá elevar o moral da equipe e criar um ambiente que sejaalegre e gostoso de trabalhar.

 

 

Texto por Vanessa Kopersz

 

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