For Why logo

Bombe seu negócio no Instagram
Dicas para lojistas

Bombe seu negócio no Instagram

Você sabia que o Instagram conta com cerca de 15 milhões de perfis de empresas? Por isso, a rede está investindo na educação de empreendedores que querem usar a rede social para bombar seu negócio. Confira abaixo algumas dicas que a Yasmin Medeiros, do time de marketing do Insta, deu recentemente em um workshop. Elas vão desde como montar um perfil realmente profissional até como usar o stories para conseguir mais seguidores e vendas. Veja só :
 
 
1 - Crie uma página profissional para sua empresa
 
Criar um perfil profissional no Instagram é o primeiro passo para que sua empresa obtenha sucesso na rede social: usando um perfil pessoal para divulgar seus produtos, você perde a chance de aproveitar diversos recursos que a plataforma tem a oferecer aos empreendimentos.
A migração pode ser feita no próprio aplicativo do Instagram, mas é preciso já ter uma página de empresa no Facebook.
 
 
2 -Meça interações dos seus clientes
 
Pelo Instagram, é possível medir todas as interações que envolvem a página do seu negócio. Isso é feito pela plataforma Instagram for Business, que apresenta diversas métricas e insights aos empreendedores.
 
 
3 - Otimize suas postagens para atingir os objetivos
 
Seus posts devem ser pensados de acordo com seu público-alvo e com as metas de cada nova foto. Mesmo assim, algumas dicas valem para qualquer empreendedor que queira oferecer um bom conteúdo pelo Instagram. A primeira regra é prezar pela simplicidade. Tente não deixar a imagem poluída, valorizando o seu negócio e não os filtros da plataforma: o foco deve estar no produto, então guie o olhar do seu usuário para ele. Seja criativo e abuse de recursos que o Insta oferece, como boomerang, hyperlapse e layout.
 
4 - Entregue uma experiência visual de primeira
 
O Instagram é, no fim das contas, uma plataforma visual. Por isso, investir na conquista do seu cliente pelos olhos é uma regra fundamental para fazer sua empresa bombar na rede social. O Instagram sempre tenta oferecer novos recursos visuais, do feed de posts estáticos aos stories e vídeos. Por isso, diversifique os formatos de acordo com as qualidades da sua empresa. Para uma loja de bolsas que tem várias cores de um mesmo modelo, por exemplo, é possível juntar todas as imagens no mesmo post – um modelo chamado de “carrossel”. 
 
5 - Use e abuse dos stories
 
 
Na mesma linha de diversificação, uma outra dica é incorporar os stories – espécie de “histórias” visuais efêmeras no Instagram – à estratégia de comunicação do seu negócio. . Ao todo, metade das empresas presentes na rede social já fazem stories. Os empreendedores podem usar os stories de cinco maneiras, avisa Medeiros. A primeira forma é anunciar estoques limitados, promoções e vendas sazonais; a segunda é lançar concursos e solicitar respostas dos seus usuários; depois, criar conteúdos explicativos ou tutoriais do seu produto; a quarta forma é publicar prévias de novas coleções e atrair a curiosidade de novos usuários; e, por fim, postar bastidores e detalhes exclusivos do processo produtivo e incentivar a humanização da sua empresa.
 
 
6- Sempre invista em novos cursos
 
Por fim, toda empresa que quer bombar no Instagram precisa atualizar-se quanto às mudanças na plataforma. Por isso, o Instagram disponibiliza um portal de cursos. Os conteúdos são gratuitos e muitos cursos disponibilizam certificados.
 
 
Dica For Why: Mesmo com as dicas acima se sente insegura para tocar o Instagram da sua loja sozinha? Se sim, invista em um social media (profissional que trabalha exclusivamente com redes sociais, pensando em postagens, respondendo mensagens, etc). 
 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 
 
 

Talvez você também goste