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As habilidades que um vendedor campeão deve ter
Dicas para lojistas

As habilidades que um vendedor campeão deve ter

Todo empresário que investe em um comércio sabe que boa parte do sucesso de suas vendas depende das habilidades dos vendedores escolhidos. Aquele vendedor que não deixa o cliente pensar e fica falando sem parar sobre as qualidades do produto não tem mais vez no mundo de hoje. O vendedor, antes de tudo, não pode ser tímido e deve querer e saber se comunicar de maneira clara e simpática. Além disso, quando um lojista  precisar contratar um vendedor campeão de vendas, deve ter em mente as seguintes características:
 
Ouvir e entender o cliente
 
Para se tornar um bom vendedor, é preciso estar pronto, antes de tudo, para entender o cliente e suas necessidades. A melhor forma de fazer isso é ouvindo. Por isso, o funcionário deve estar pronto para ouvir o que o cliente tem a dizer e não  sair empurrando o que bem entender. 
 
Ser um entusiasta
 
Vendedor que é inseguro para falar dificilmente consegue convencer alguém. Um bom vendedor deve ser um entusiasta. Seu entusiasmo deve ser natural ,diário e automotivador.
 
Ser organizado
 
É de bom tom que o vendedor tenha sempre em mãos as informações sobre os seus produtos e os números da sua empresa. Faz parte da rotina de um vendedor organizar bem a agenda para ter tempo de atender os clientes de forma adequada e mostrar-se comprometido. Ser pontual também é importante.
 
Encontrar soluções
 
Cada um compra pelas próprias razões e não pelas vontades do vendedor. Encontrar a solução para aquilo que o cliente procura é uma ótima estratégia de vendas. 
 
Comunicar-se bem
 
Mais do que falar com entusiasmo, é preciso falar de forma correta. Uma habilidade importante é estar apto a falar com clareza, expor as ideias e saber as respostas para o que o cliente perguntar. O vendedor, na verdade, não passa de um bom comunicador.
 
Saber matemática
 
Não menos importante do que falar bem português é saber o básico de matemática. É desagradável ter de correr na calculadora para chegar a um pequeno desconto. Fazer relatórios e calcular se os clientes são rentáveis também são habilidades comuns aos bons.
 
Dica Forwhy: mesmo tendo os melhores vendedores é essencial realizar treinamentos  constantes para aprimorar técnicas de vendas e também alinhar a equipe aos propósitos e objetivos da marca. 
 
 
Texto por Vanessa Kopersz 
 

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