For Why logo

Agora é hora de focar e voltar a malhar. Anote nossas dicas preciosas!
Lifestyle

Agora é hora de focar e voltar a malhar. Anote nossas dicas preciosas!

O final de ano e as festas já se foram e agora é a hora de voltar para a rotina de trabalho e atividades físicas. Depois da pausa, é verdade que a preguiça pode tentar dominar, mas o jeito é arregaçar as mangas e determinar um tempo de treino diário, pelo menos 3 vezes por semana. Algumas dicas preciosas também podem ajudar quem está com dificuldade de retomar os exercícios. Anotem aí.
 
 
- Foco na hidratação
 
O recomendado é que uma pessoa que não faça nenhuma atividade física beba dois litros d’água por dia. Mas quando nos exercitamos, precisamos acrescentar um copo de água (240 ml) a cada meia hora de malhação para não desidratar. Isso pois a desidratação pode ter consequências sérias no organismo, como risco de lesões musculares e  comprometimento do funcionamento dos rins e do sistema circulatório.
 
 
 
- Faça o que você gosta
 
Fazer uma atividade física ‘do coração’ é essencial para se sentir estimulada. O ideal é escolher uma atividade que você tenha prazer de fazer, assim a chance de você não treinar diminui. Escolha também uma playlist que você goste, assim tudo fica mais empolgante.
 
 
 
-  Durma bem para malhar bem
 
A má qualidade do sono prejudica a atenção, a memória e também o  desempenho físico. Pratique uma boa higiene do sono todas as noites. Vale fazer a última refeição do dia pelo menos duas horas antes de ir dormir, desligar TV e fique longe do celular e de tablets quando for para a cama. Lembrando que é preciso no mínimo oito horas para obter um sono reparador.
 
 
 
- Tenha uma meta para a atividade física
 
O que você pretende ao fazer atividades físicas? Melhorar o condicionamento? Ter mais fôlego? Perder peso? Fortalecer os músculos? Saiba exatamente o que quer para poder explicar isso para o instrutor da academia ou para o personal trainer para obter uma rotina de exercícios adequada aos seus objetivos e à sua capacidade.
 
 
 
- Treine em grupo
 
Se o seu problema é treinar sozinha, convide uma amiga ou então faça atividades em grupo, assim o seu comprometimento pode aumentar e sempre haverá alguém te incentivando.
 
 
 
- Alimente-se bem!
 
A gente sabe que nas festas de final de ano fica difícil controlar a alimentação, mas agora não é mais hora de abusos e excessos. Prefira refeições saudáveis, com pratos coloridos, cheios de legumes e verduras. Na hora de comer pães e massas, opte pelos integrais, que fazem com que a digestão seja mais proveitosa. Alguns alimentos são ricos em propriedades que dão mais energia na hora de treinar, entre eles, a batata doce – que tem efeito antioxidante e é fonte de carboidratos, que dão energia. A aveia também é poderosa, já que é rica em nutrientes, vitamina B1 e B5, proteínas e é altamente energética. Ovos também contém ferro e vitamina B12 e são muito completos em termos nutricionais, pois a clara é rica em proteínas e a gema em gordura, que fornecem energia para a atividade física. Outros bons aliados são o gengibre, canela e café, alimentos termogênicos.
 
 
 
- Diminua o consumo de bebidas alcoólicas
 
O álcool afeta o funcionamento do organismo, prejudica o sono, exige muito do fígado e atrapalha a hidratação. Tudo isso resulta em uma ida bem fraca à academia ou em uma caminhada/corrida de rua sem energia  no dia seguinte. 
 
 
 
- Faça algumas atividades ao ar livre
 
Não precisa ser todos os dias, mas pelo menos três vezes por semana caminhe, corra ou ande de bicicleta ao ar livre. O contato com a natureza dá um estímulo extra para você continuar tendo vontade de se exercitar
 
 
 
- Aproveite para fazer um check-up
 
Toda essa disposição para voltar a malhar pode ser usada para outras providências, como fazer um check-up com ginecologista, endocrinologista e outros especialistas médicos. Se houver algo que precise de tratamento, você já cuida disso e melhora o desempenho na academia. Quanto mais em dia a saúde estiver, mais as coisas funcionam bem em todos os aspectos – da rotina de malhação à concentração no trabalho e ao prazer de fazer as coisinhas do dia a dia.
 
 
Texto por Vanessa Wing
Foto de capa: Unsplash

 

Talvez você também goste